top of page
Buscar
  • walterbenatti0

O QUE É MINDFULNESS?

Os programas baseados em mindfulness têm ajudado milhares de pacientes com ansiedade, depressão e doenças crônicas em geral (incluindo a dor crônica), como também , profissionais, estudantes e atletas com falta de atenção e concentração, cansaço excessivo, queda de desempenho, e falta de propósito em suas atividades cotidianas e no trabalho.

Uma das primeiras aplicações de “mindfulness” como terapia clínica no ocidente foi feita no fim da década de 1970 por Jon Kabat-Zinn e colegas (Universidade de Massachusetts, Estados Unidos), que desenvolveram um programa de redução do estresse baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction).

O MBSR, também conhecido como “clínica de estresse”, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas, pacientes, profissionais e atletas acometidos com níveis prejudiciais de “estresse”.

Enraizado em práticas e filosofias orientais (Budismo Tibetano, Zen, entre outras), o programa tem atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância (“tarefas de casa”), combinando técnicas simples de “mindfulness” e meditação.

Os benefícios de mindfulness foram estudados cientificamente em uma variedade de situações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, cardiopatias, entre outros, bem como em indivíduos considerados saudáveis (profissionais, estudantes, atletas), mas que apresentem níveis elevados de “estresse” no seu dia-a-dia.


Fonte: www.drdemarzo.com (Instituto Mente Aberta e Oxford Mindfulness Centre)


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page